Identifique a força da sua igreja

Lucas Bezalel
2 min readMar 30, 2021

--

Líderes de uma única Mensagem

Quando observamos alguns líderes cristãos brasileiros, que são influências em suas comunidades locais, podemos perceber que são homens de uma única mensagem. O que quero dizer é que há um tema central que permeia todas as suas pregações. Por Exemplo: Luciano Subirá é um homem de uma única mensagem, ele sempre pregará sobre santificação, discipulado, processos, e relacionamento íntimo com Deus. Ao passo que Josué Gonçalves sempre focará suas mensagens na família, no casamento, no relacionamento conjugal. Isso pode revelar a força da igreja e ministério que eles fazem parte.

Igrejas de uma única visão

Também podemos perceber que existem igrejas com apenas uma única visão. Isto é, dão ênfase maior à alguma área ministerial da igreja, por sua potencialidade local e também por que amam realizar o que está dentro do escopo deste ministério. Há algumas igrejas que são focadas em enviar missionários, outras são focadas em sustentar famílias locais, outras são focadas em treinar líderes e trabalhadores, outras são focadas em missões transculturais apenas. Isso é facilmente perceptível nas decisões diárias de cada igreja.

Igrejas Holísticas

As igrejas holísticas sempre pensam no todo. Elas estão buscando uma visão plena onde a igreja impacta todas as áreas da cidade e possui pessoas em diversas áreas de influência como governo, política, economia, saúde, artes, esportes, entre outros. A igreja holística incentiva a membresia a atuar fora do ministério como representantes de Cristo, naturalmente uma comunidade mais evangelística também.

Igrejas Confusas

As igrejas confusas geralmente eram um ministério de uma única visão, porém por algum fator específico como problemas com liderança, divisões, dissensões, entre outras questões relacionadas à força ministerial desta igreja, ela se tornou confusa. Ao mesmo tempo que deseja focar seus esforços em uma única visão, também teme arriscar novamente perder pessoas e perder autoridade ao passo que subdivide seu foco em outros ministérios e se auto-sabota todas as vezes que o ministério pode arriscar ir mais longe e alcançar novas pessoas em determinada frente ministerial.

Igrejas Fortes

As igrejas fortes São uma mistura entre a igreja da única visão e a igreja holística. A igreja de uma única visão não dá espaço para muita inovação ministerial visto que deseja proteger sua única visão pré-estabelecida, a igreja holística dá muito espaço e acaba se tornando uma igreja sem personalidade, buscando atirar para todos os lados. A igreja forte, define a expansão e influência na cidade com base na sua visão e está aberta a mutaciona, mudar, renovar, reestruturar sua visão com base na necessidade atual e contextualizar sua mensagem sem perder seus princípios e valores primários.

Descubra quais são as 7 forças ministeriais da sua igreja agora! Assista essa aula:

--

--

Lucas Bezalel

Escritor, Consultor em Branding e Inovação para Igrejas e Empresas, Compositor, Designer Gráfico, Multi-instrumentista, Palestrante, Polímata.